Esse plano de aula foi retirado de uma coleção antiga que eu tenho guardada. para entendê-la é bom ler primeiro o link abaixo e depois volte para poder seguir os planos que estarei postando no blog.
=======================================================
TÍTULO: O NOVO CHEFE
TEXTO ÁUREO
“Esforça-te e tem bom ânimo”. Js 1.6
VERDADE APLICADA
Deus deu a Josué força e coragem para se tornar o novo líder.
OBJETIVO DA LIÇÃO
Compreender que é Deus quem nos dá o sucesso.
BOM DIA PROFESSOR
• Material necessário:
□ Papel pardo;
□ Figuras de crianças alegres e tristes;
□ Envelopes;
□ Cartaz Pré do Encarte de Visuais da Revista do Professor.
• Leia com atenção o texto bíblico e o comentário da sua revista. Faça alguns apontamentos, destacando os pontos mais importantes.
ORIENTANDO O PROFESSOR
O significado do nome Josué é “Jeová- Salvador”,e foi o sucessor de Moisés após sua morte.
Na ocasião estava com 25 anos, e liderou o povo paira a terra prometida, Dt 31.14, 23. Foi atendente pessoal de Moisés através dos 40 anos de peregrinação no deserto.
Nos últimos capítulos do livro de Josué, não foram utilizados seus próprios escritos, conforme lemos em Js 24.26: “E Josué escreveu estas palavras no livro da lei de Deus.”
Josué feriu mortalmente 31 reis, Js 12.7-24, demonstrando grande perícia e estratégia militar. Depois repartiu toda a terra conquistada, dividindo-a entre as 12 tribos de Israel. Morreu aos 110 anos, 24 anos após a morte de Moisés.
Deus escolheu Josué para dirigir o povo porque ele encontrava-se preparado, pela própria convivência com Moisés, para assumir essa importante missão.
Hoje, os valentes soldados de Deus devem ser fortes, resolutos e inflexíveis. A confiança plena no Senhor é de suma importância para o êxito na vida cristã.
Somente a fidelidade à lei de Deus pode tornar os cristãos aptos para a conquista das vitórias espirituais, imprescindíveis nesse campo minado chamado mundo, onde Satanás se apresenta como senhor.
GLOSSÁRIO
• Resoluto: firme, decisivo.
NOVIDADES DA LIÇÃO
Dê oportunidade para que cantem corinhos avulsos, individual ou coletivamente. Depois, cante os corinhos: Edificar na Rocha (APEC - Cânticos de Salvação para Crianças vol. III); Vou trabalhar (APEC Cânticos de Salvação para Crianças, vol. III); Ele vive (APEC - Cânticos de Salvação para Crianças, vol. III).
MEMORIZANDO O TEXTO ÁUREO
Faça três retângulos na cartolina (um de cada cor). Escreva com caneta pilôt a referência e uma parte do versículo em cada folha. Faça furos conforme o indicado. Coloque o versículo na ordem e amarre com uma fita ou pedaço de lã.
============================================================
TRABALHANDO A LIÇÃO
1ª AÇÃO: Mostrar a parte A do cartaz Pré n° 1.
MOTIVO: Introduzir a lição.
Moisés já estava bem velhinho e cansado. Ele passou por muitas aventuras junto com o povo de Deus. Agora era hora de descansar e estar para sempre com o Papai do Céu.
Josué era um servo corajoso e bondoso. Ele era o ajudante de Moisés. Depois da partida de Moisés para o céu, Josué seria o novo chefe.
2ª AÇÃO: Mostrar a parte B do cartaz Pré nº1.
MOTIVO: Ilustrar o ensino tornando-o mais atrativo.
Deus chamou Josué e lhe falou:
- Prepare-se para guiar o povo, atravessando com ele o rio Jordão e indo à frente até chegarem na terra prometida. Você deve ser forte e corajoso. Você terá sucesso. Você vai conquistar a terra que prometi. Mas, veja lá! Basta que você tenha o cuidado de obedecer a todas as leis que Moisés ordenou. Se você quer ir bem em tudo o que vai fazer, seja obediente a todos os pontos da Lei, sem nenhum desvio para cá ou para lá. Só assim você poderá ter sucesso. Digo e repito: Seja forte e corajoso!
3ª AÇÃO: Perguntar: Você é corajoso (a)? MOTIVO: Mostrar o que é ser corajoso.
Aguardar as respostas
Ser corajoso (a) é não ter medo de nada. É confiar sempre no nosso Deus. É saber que ele é forte e poderoso para nos guardar e livrar de todo o perigo.
O nosso Deus nos ajuda quando estamos com medo do escuro ou quando estamos com medo de tomar injeção. Ele nos dá força e coragem. Depois de ouvir a voz de Deus e receber todas as instruções, Josué reuniu todos os soldados de Israel. Eles deveriam providenciar alimentos e equipamentos para todo o povo. Josué falou aos seus oficiais:
- Daqui a três dias nós vamos atravessar o rio, vamos conquistar a terra que Deus prometeu e lá vamos viver.
4ª AÇÃO: Mostrar a parte C do cartaz Pré | n° 1.
MOTIVO: Visualizar o ensino.
Todo o povo concordou em obedecer a Josué como o novo chefe. Eles disseram:
- Obedeceremos às suas ordens como obedecemos a Moisés. Que Deus esteja com você, como esteve com Moisés. Olhe! Só queremos que você continue com ânimo e coragem.
Todos obedeceram a Josué. Você também deve obedecer ao seu pastor, à sua professora, aos diáconos, e aos pais, pois eles são mais velhos e têm autoridade sobre você.
5ª AÇÃO: Recitar de forma bem dinâmica o texto áureo, mostrando a sugestão da seção memorizando o texto áureo.
MOTIVO: Aplicar o texto à lição.
Josué era um bom soldado. Ele aprendeu com Moisés a confiar no Senhor em todo o tempo.
Josué estava presente quando Deus mandou pão do céu, o maná, e enviou codornizes, lá no deserto. Também estava presente quando o Senhor ordenou que Moisés batesse na rocha com seu cajado. Moisés fez o que Deus lhe disse, a água saiu da rocha e o povo bebeu até matar a sede.
Josué aprendeu a confiar em Deus. Sabia que o Senhor iria lhe ajudar e fazer com que tivesse sucesso. Josué teria apenas que ser obediente às leis do Senhor.
Deus também quer dar vitória a você na escola e onde você estiver. Confie em Deus! Seja forte e corajoso!
APELO
Deus nos ama. Ele deseja dar a você coragem e força. Ele também oferece a você Jesus Cristo, seu filho amado.
Receba Jesus em seu coraçãozinho.
===========================================================
SUGESTÃO DE ATIVIDADES
1 - Soldado de Jesus
Leve para a classe algumas folhas de papel pardo cortadas na medida de 13 x 20 m. Junto com as crianças confeccione a dobradura do chapéu.
Mostre que somos soldados de Jesus iguais a Josué e seus
2 - A escolha certa
Divida o quadro-de-giz ao meio. Em um dos lados cole uma gravura de uma criança alegre e abaixo escrevam palavra feliz. Do outro lado cole a gravura de uma criança triste e escreva abaixo a palavra triste. Cole abaixo das figuras um envelope, Escreva, em cartões, diversas situações comuns à vida das crianças em que podem deixar Papai do Céu feliz ou triste. As crianças colocarão os cartões nos envelopes, feliz/triste, após a leitura dos mesmos feita por você.
DICAS PARA O PROFESSOR
Nas classes de pré-escolares o professor deve optar pela oração dirigida.
Oração dirigida é aquela que o professor fala e as crianças repetem o que foi dito.
Devido as crianças estarem em fase de desenvolvimento e muitas não terem domínio da linguagem, é a conselhável utilizar este método até que, aos poucos, elas aprendam a fazer suas próprias orações.
Ao orar utilize palavras simples que estejam de acordo com o vocabulário da sua classe. Não se estenda muito. Use frases curtas e simples.
RESPOSTAS DOS EXERCÍCIOS
1 - Colocar papel colorido ou retalhos de tecido na roupa de Josué.
2 - Colocar a letra inicial dos desenhos formando o nome: Deus.
Nas classes de pré-escolares o professor deve optar pela oração dirigida.
Oração dirigida é aquela que o professor fala e as crianças repetem o que foi dito.
Devido as crianças estarem em fase de desenvolvimento e muitas não terem domínio da linguagem, é a conselhável utilizar este método até que, aos poucos, elas aprendam a fazer suas próprias orações.
Ao orar utilize palavras simples que estejam de acordo com o vocabulário da sua classe. Não se estenda muito. Use frases curtas e simples.
RESPOSTAS DOS EXERCÍCIOS
1 - Colocar papel colorido ou retalhos de tecido na roupa de Josué.
2 - Colocar a letra inicial dos desenhos formando o nome: Deus.
==============================================================
Clique nas imagens para ampliar, salvar e imprimir
Cartazes para ilustrar a lição
Atividades para os alunos
Nenhum comentário:
Postar um comentário