sábado, 5 de novembro de 2016

Plano de Aula para Escola Bíblica Infantil: História de Josué

Esse plano de aula foi retirado de uma coleção antiga que eu tenho guardada. para entendê-la é bom ler primeiro o link abaixo e depois volte para poder seguir os planos que estarei postando no blog.








=======================================================

TÍTULO: O NOVO CHEFE

TEXTO ÁUREO
“Esforça-te e tem bom ânimo”. Js 1.6

VERDADE APLICADA
Deus deu a Josué força e coragem para se tornar o novo líder.

OBJETIVO DA LIÇÃO
Compreender que é Deus quem nos dá o sucesso.

BOM DIA PROFESSOR


• Material necessário:
□ Papel pardo;
□ Figuras de crianças alegres e tristes;
□ Envelopes;
□ Cartaz Pré do Encarte de Visuais da Revista do Professor.

• Leia com atenção o texto bíblico e o comentário da sua revista. Faça alguns apontamentos, destacando os pontos mais importantes.

ORIENTANDO O PROFESSOR

O significado do nome Josué é “Jeová- Salvador”,e foi o sucessor de Moisés após sua morte.

Na ocasião estava com 25 anos, e liderou o povo paira a terra prometida, Dt 31.14, 23. Foi atendente pessoal de Moisés através dos 40 anos de pe­regrinação no deserto.

Nos últimos capítulos do livro de Jo­sué, não foram utilizados seus própri­os escritos, conforme lemos em Js 24.26: “E Josué escreveu estas pala­vras no livro da lei de Deus.”

Josué feriu mortalmente 31 reis, Js 12.7-24, demonstrando grande perícia e estratégia militar. Depois repartiu toda a terra conquistada, dividindo-a entre as 12 tribos de Israel. Morreu aos 110 anos, 24 anos após a morte de Moisés.

Deus escolheu Josué para dirigir o povo porque ele encontrava-se preparado, pela própria convivência com Moisés, para assumir essa importante missão.

Hoje, os valentes soldados de Deus devem ser fortes, resolutos e inflexíveis. A confiança plena no Senhor é de suma importância para o êxito na vida cristã.

Somente a fidelidade à lei de Deus pode tornar os cristãos aptos para a conquista das vitórias espirituais, imprescindíveis nesse campo minado chamado mundo, onde Satanás se apresenta como senhor.

GLOSSÁRIO
Resoluto: firme, decisivo.

NOVIDADES DA LIÇÃO
Dê oportunidade para que cantem corinhos avulsos, individual ou coletivamente. Depois, cante os corinhos: Edificar na Rocha (APEC - Cânticos de Salvação para Crianças vol. III); Vou trabalhar (APEC Cânticos de Salvação para Crianças, vol. III); Ele vive (APEC - Cânticos de Salvação para Crianças, vol. III).

MEMORIZANDO O TEXTO ÁUREO

Faça três retângulos na cartolina (um de cada cor). Escreva com caneta pilôt a referência e uma parte do versículo em cada folha. Faça furos conforme o indicado. Coloque o versículo na ordem e amarre com uma fita ou pedaço de lã.





============================================================

TRABALHANDO A LIÇÃO 


1ª AÇÃO: Mostrar a parte A do cartaz Pré n° 1.

MOTIVO: Introduzir a lição. 

Moisés já estava bem velhinho e cansado. Ele passou por muitas aventuras junto com o povo de Deus. Agora era hora de descan­sar e estar para sempre com o Pa­pai do Céu.

Josué era um servo corajoso e bon­doso. Ele era o ajudante de Moisés. Depois da partida de Moisés para o céu, Josué seria o novo chefe.

2ª AÇÃO: Mostrar a parte B do cartaz Pré nº1.
MOTIVO: Ilustrar o ensino tornando-o mais atrativo. 

Deus chamou Josué e lhe falou:
- Prepare-se para guiar o povo, atravessando com ele o rio Jordão e indo à frente até chegarem na terra prometida. Você deve ser for­te e corajoso. Você terá su­cesso. Você vai conquistar a terra que prometi. Mas, veja lá! Basta que você tenha o cuidado de obe­decer a todas as leis que Moisés ordenou. Se você quer ir bem em tudo o que vai fazer, seja obediente a todos os pontos da Lei, sem nenhum desvio para cá ou para lá. Só assim você poderá ter sucesso. Digo e repito: Seja forte e corajoso!

3ª AÇÃO: Perguntar: Você é corajoso (a)?
MOTIVO: Mostrar o que é ser corajoso.

Aguardar as respostas

Ser corajoso (a) é não ter medo de nada. É confiar sempre no nosso Deus. É saber que ele é forte e po­deroso para nos guardar e livrar de todo o perigo.

O nosso Deus nos ajuda quando es­tamos com medo do escuro ou quan­do estamos com medo de tomar in­jeção. Ele nos dá força e coragem. Depois de ouvir a voz de Deus e re­ceber todas as instruções, Josué reu­niu todos os soldados de Israel. Eles deveriam providenciar alimentos e equipamentos para todo o povo. Josué falou aos seus oficiais:

- Daqui a três dias nós vamos atra­vessar o rio, vamos conquistar a ter­ra que Deus prometeu e lá vamos viver.

4ª AÇÃO: Mostrar a parte C do cartaz Pré | n° 1.

MOTIVO: Visualizar o ensino.

Todo o povo concordou em obede­cer a Josué como o novo chefe. Eles disseram:

- Obedeceremos às suas ordens como obedecemos a Moisés. Que Deus esteja com você, como este­ve com Moisés. Olhe! Só queremos que você continue com ânimo e co­ragem.

Todos obedeceram a Josué. Você também deve obedecer ao seu pastor, à sua professora, aos diáconos, e aos pais, pois eles são mais velhos e têm autoridade so­bre você.

5ª AÇÃO: Recitar de forma bem dinâmica o texto áureo, mostrando a su­gestão da seção memorizando o texto áureo.

MOTIVO: Aplicar o texto à lição.

Josué era um bom soldado. Ele aprendeu com Moisés a confiar no Senhor em todo o tempo. 

Josué estava presente quando Deus mandou pão do céu, o maná, e en­viou codornizes, lá no deserto. Tam­bém estava presente quando o Senhor ordenou que Moisés batesse na rocha com seu cajado. Moisés fez o que Deus lhe disse, a água saiu da rocha e o povo bebeu até matar a sede.

Josué aprendeu a confiar em Deus. Sabia que o Senhor iria lhe ajudar e fazer com que tivesse sucesso. Josué teria apenas que ser obedien­te às leis do Senhor.

Deus também quer dar vitória a você na escola e onde você esti­ver. Confie em Deus! Seja forte e corajoso!

APELO

Deus nos ama. Ele deseja dar a você coragem e força. Ele também ofere­ce a você Jesus Cristo, seu filho amado.

Receba Jesus em seu coraçãozinho.

===========================================================

SUGESTÃO DE ATIVIDADES


 1 - Soldado de Jesus 

Leve para a classe algumas folhas de papel pardo cortadas na medida de 13 x 20 m. Junto com as crianças confeccione a dobradura do chapéu.

Mostre que somos soldados de Jesus iguais a Josué e seus

2 - A escolha certa

Divida o quadro-de-giz ao meio. Em um dos lados cole uma gravura de uma criança alegre e abaixo escrevam palavra feliz. Do outro lado cole a gravura de uma criança triste e escreva abaixo a palavra triste. Cole abaixo das figuras um envelope, Escreva, em cartões, diversas situações comuns à vida das crianças em que podem deixar Papai do Céu feliz ou triste. As crianças colocarão os cartões nos envelopes, feliz/triste, após a leitura dos mesmos feita por você. 


DICAS PARA O PROFESSOR

Nas classes de pré-escolares o pro­fessor deve optar pela oração di­rigida. 

Oração dirigida é aquela que o professor fala e as crianças repe­tem o que foi dito. 

Devido as crianças estarem em fase de desenvolvimento e muitas não terem domínio da linguagem, é a conselhável utilizar este mé­todo até que, aos poucos, elas aprendam a fazer suas próprias orações. 

Ao orar utilize palavras simples que estejam de acordo com o vocabulário da sua classe. Não se estenda mui­to. Use frases curtas e simples. 


RESPOSTAS DOS EXERCÍCIOS 

1 - Colocar papel colorido ou retalhos de tecido na roupa de Josué. 

2 - Colocar a letra inicial dos dese­nhos formando o nome: Deus. 

==============================================================

Clique nas imagens para ampliar, salvar e imprimir

Cartazes para ilustrar a lição




Atividades para os alunos





Nenhum comentário:

Postar um comentário